sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Algumas bobagens minhas em relação ao Brasil (nada determinista)



Não quero fazer destas observações a respeito dos fatos que envolveram e que refletem até hoje na formação do nosso belo país algo determinista, mais acredito que estes fatos contribuíram sim para o desenho desigual que podemos observar em nosso imenso país.
Como ponto de partida, entendo que a ação humana sim é fator determinante no desenvolvimento de nosso país.
Entendo que a formação de um pensamento político e a criação de um modelo político para uma nação surge de uma necessidade de organização dos mecanismos sociais e estabelecer justiça e ordem, observo que o primeiro erro cometido no Brasil, foi à escolha de uma ação política errada, infelizmente toda ação humana pode atender a vontade individual da pessoa ou o desejo coletivo de um determinado grupo onde subseqüentemente a palavra política não exerce mais seu sentido literal.
Falando de nossa descoberta e da nossa colonização podemos apontar ações humanas em relação ao meio que geraram respostas imediatas do meio em relação ao homem isso em todas as relações humanas sejam elas políticas econômicas, sociais.
Quando o homem programa uma política errada de ocupação, utilizando mão de obra indígena e posteriormente mão de obra escreva acarretara um grande problema nas relações sócias, quando utiliza uma política extrativista incorreta e posteriormente um sistema de plantação ineficaz acarretara um problema de sustentabilidade financeira, quando programam ações de distribuição de terra através de capitanias a beneficiar apenas um seleto grupo você cria internamente um cenário de instabilidade.
Trazendo a discussão para o contexto proximo da atualidade de nosso país, mais precisamente São Paulo, que em parte e resultado do mau começo da nossa nação, só não em sua totalidade devido às ações externas que durante o tempo surtiram efeito em nosso país, positiva ou negativamente, ex. queda da bolsa de Nova York, 2º guerra mundial, guerra das Malvinas, podemos observar como resultado nefasto da ação humana através da péssima escolha política que subseqüentemente comprometeu toda desenvolvimento do país, o êxodo rural do povo que fugia da fome, da falta de recursos e de investimento já que todo capital estava sendo investido nos pólos indústrias, da seca devido ao grande desmatamento causado pela exploração do pau Brasil, plantação de cana de açúcar, pecuária, respeitando e lógico sua ordem cronológica.
O contexto social hoje em dia é outro, somos um país a contar da data de descobrimento relativamente novo, a reversão desse quadro é possível através da escolha da política certa, que acarretara em ações socioeconômicas acertadas.Podemos perceber que o êxodo rural não e tão evidente nos dias atuais, se faz necessário sim investir maciçamente com indústrias e infra estrutura em locais onde a pobreza ainda e fator predominante, a divisão homogenia da riqueza em nosso país e viável, oque não pode ocorrer e o fluxo de mão de obra especializada para esses locais, o investimento na capacitação de profissionais no local é de suma importância.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Votos de felicidades


1-Viva simplesmente o seu momento, o seu presente e seja feliz, mais nunca se esqueça que tudo um dia se transformará em passado, por isso guarde bem as palavras que saem de sua boca.
2-Viva com alegria no coração e deseje ao seu semelhante sempre o melhor, mesmo que o melhor seja o caminho da correção, não se omita diante dos fatos.
4-Esteje sempre aberto para o conselho amigo aprenda a ouvir palavras de concerto.
3-A vida é muito linda, viva com a cabeça limpa, não aceite subterfúgios que te tiram da realidade, não deixe que roubem sua lucidez e o seu poder de decisão.
4-Procure fugir dos sentimentos passageiros e superficiais, defenda sempre as causas nobres.
5-Seja uma pessoa mais analítica, procure entender o sentido das palavras e oque elas realmente representam.
6-Acredite em Deus e em você acredite na bondade do ser humano.
7-Perdoe sempre, se justifique menos, ame mais.
Paz a todos no coração e sucesso absoluto em tudo!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Aprendendo com o passado


Estava conversando com uma amiga sobre os traumas que o passado estabeleceu de uma forma efetiva na sua vida. Percebi a sua luta incessante por uma libertação das correntes que este passado a impôs, ela acabará de romper um casamento de alguns anos, relacionamento bom mais de final traumático, buscava forças para continuar a sua vida.
Muitas pessoas querem passar por cima do passado como tratores, acreditando que as lembranças podem ser esquecidas em um passe de mágica, a realidade é muito diferente quanto mais evitamos as lembranças, mais elas se tornam presente.
Pensando de uma forma positiva e até mesmo parasítica (para nosso benefício próprio), esses fantasmas do passado que assombram nosso presente podem ser utilizado para proporcionar momentos para a reflexão, autoconhecimento e conseqüentemente aprendizado, é uma oportunidade de traçar novas estratégias, buscar uma mudança de postura, reconhecer erros e exaltar os acertos.
Através de uma analise mais racional do nosso passado crescemos como pessoa e ficamos mais criteriosos em relação a tudo que nós cerca, após o processo dolorido da “plástica na alma” podemos vislumbrar o resultado final, uma pessoa muito mais forte e cheia de amor próprio.
Concluo que devemos sim valorizar as nossas experiências passadas e aprender com elas sejam elas boas ou ruins, sempre a espaço para o crescimento.
Em tempo: As lembranças do passado podem ser uma ótima oportunidade para praticarmos o exercício do perdão.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Justiça!


Mais um jovem tomba ao chão com o seu corpo perfurado por balas, o jovem Alcides, aluno da UFPE (Universidade Federal de Pernanbuco) deu um lindo exemplo ao mundo de força e superação quando consegui passar em primeiro lugar no vestibular para o curso de biomedicina, pode ser considerado agora um ícone de luta e resistência contra esse sistema opressor.
Onde está à comissão de direitos humanos agora? quem aparará as lagrimas do rosto de mais uma mãe sofrida deste nosso Brasil? os vermes podem tudo no País da inversão de valores, e o que resta para o cidadão de bem é a omissão do estado que perdeu a guerra para o poder paralelo, e as grades que compõem a não tão nova decoração dos lares desse povo sofrido.
O que seria justiça em um caso como esse? A prisão, a execução, o extermínio desse monstro? Não, justiça seria isso nunca ter acontecido.
Vermes malditos!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Grife: Universidade federal X Realidade: UNPM Universidade Parcicular dos masacrados


Estamos retornando as aulas e nas principais universidades começa novamente o festival de trotes violentos, momento muito oportuno para lançarmos um pedido de reflexão, o que é mais importante as pessoas ou as instituições? Milhares que querem ser não são, mesmo tendo a vocação, e a outra grande parte é, mesmo não tendo vocação nenhuma para ser. Isso é oque que vemos principalmente no curso de medicina, o monopólio burguês da tradição sufoca a necessidade do povo por médicos para o povo, Universidades Publicas pelo Brasil inteiro que formam os médicos da elite.
Essa burguesia maldita que se acha no direito de criticar os menos favorecidos, que por conta do destino não conseguiram estar em pé de igualdade para competir por uma vaga na universidade publica, vaga que a principio seriam destinada para o povo.
A marginalização continua em relação ao critério de avaliação dado aos alunos e cursos destas faculdades particulares, se fosse ao contrario será que essa avaliação seria assim, se a burguesia utiliza-se as “particulares” como faz com hospitais e melhores advogados será que seria desta forma?
Muitos com camisa vermelha nos botecos, munidos sempre do seu velho e bom baseado a tira- color, dizem que essas faculdades particulares, dirigidas por grandes empresários existem só com um único objetivo, ganhar dinheiro fácil de um bando de desinformados que não tem capacidade para entrar na USP, penso totalmente diferente, acredito que as UNIS....da vida estão prestando um verdadeiro serviço a sociedade, primeiro estão dando oportunidade de emprego para milhares de pessoas, principalmente na área da educação, segundo estão ajudando excluídos pelo verdadeiro sistema burguês dos Pseudo-intelectuais da esquerda a buscar conhecimento, conhecimento este que é direito de todos, e terceiro está municiando o verdadeiro exercito popular a se capacitar para poder debater idéias e competir em igualdade no competitivo mercado de trabalho.
Bem enquanto muitos “fritam” suas mentes com LCD e cheiram farinha pela bunda, nas festinhas do centro acadêmico “Monopólio burguês 11 de agosto”, estamos aqui afiando nossas espadas do conhecimento para invadir sua cidade e tomar as suas vidas de assalto.